TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Capacitação para inclusão marca preparativos do Natal de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Prefeitura e Instituto Natal Joinville promovem formação visando a garantir acessibilidade e inclusão durante as festividades
Nesta quinta-feira (23), a Praça Nereu Ramos foi palco de uma formação crucial promovida pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Instituto Natal Joinville. O evento visava capacitar os profissionais envolvidos nas celebrações natalinas quanto à inclusão e acessibilidade, destacando a importância de garantir uma experiência igualitária para todos durante as festividades.
A diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Francine Olsen, explicou que a capacitação proporcionou sensibilização e informações essenciais sobre as adaptações e serviços oferecidos durante o Natal, visando promover inclusão e acessibilidade. Isso incluiu orientações sobre o tratamento adequado às pessoas com deficiência física e intelectual, abrangendo desde questões legais até a humanização no atendimento.
Um dos temas abordados foi a etiqueta aplicada às pessoas com deficiência, com orientações sobre como se comportar e interagir, considerando as mudanças nas nomenclaturas para evitar equívocos. Patrícia Medeiros, coordenadora de Assessoria à Acessibilidade da pessoa com deficiência da Secretaria de Assistência Social, conduziu parte da capacitação, enfatizando a importância de se colocar na altura da pessoa com cadeira de rodas para falar com ela e direcionar a comunicação diretamente à pessoa com deficiência, evitando interações exclusivas com seu acompanhante.
Participaram da formação diversos profissionais envolvidos no Natal, desde monitores de atendimento até equipes de segurança, limpeza, ambulantes e do comércio. Thiago Fermiano, monitor da pista de patinação, expressou sua gratidão pela instrução recebida: "Ter essa instrução a mais faz com que a gente se sinta muito mais capacitado para atender a todos sem excluir ninguém."
Natal Inclusivo
O Natal de Joinville é reconhecido por suas atrações adaptadas para atender pessoas com deficiência, com espaços adaptados para garantir plena acessibilidade. Desde rampas de acesso até banheiros acessíveis em diversos pontos do Centro, o evento é planejado para ser inclusivo.
Além disso, o Natal conta com equipes de trabalhadores com deficiência, colaborando na recepção, informação e promovendo a inclusão. Locais como o Ginásio Abel Schulz oferecem salas de acolhimento e descanso, com itens como cadeiras, colchões, fraldas e água, proporcionando suporte às necessidades especiais.
Para proporcionar uma experiência completa, estão sendo preparadas audiodescrições dos espaços para pessoas com deficiência visual e intérpretes de Libras para aqueles com deficiência auditiva. Locais como a pista de patinação no gelo e o Carrossel na Praça Nereu Ramos também foram adaptados para permitir a participação de todos.
Deixe seu comentário